Logística Super Inteligente Por: Marcos A. O. Neves
Por: Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor – Tigerlog
Chega de blá, blá, blá! Vamos, definitivamente, preparar as empresas para atuar com altos níveis de desempenho na área de logística, propiciando a criação de verdadeiros diferenciais de competitividade!
1. Introdução
Globalização. Instabilidade econômica. Aumento da carga tributária. Barreiras protecionistas. Concentração de mercado. Fusões e aquisições. Nada disso pode assustar ou levar uma empresa à estagnação. O medo e a indecisão poderão comprometer seriamente os resultados da sua empresa, inviabilizando o seu crescimento e desenvolvimento, e conseqüentemente a sua perpetuação
Mas como encarar tamanha volatilidade e dinâmica com frieza e tranqüilidade? Qual a receita para suportar as oscilações e obter vantagens diante de tantas mudanças estruturais? Obviamente cada um defenderá a importância do departamento X, Y ou Z. E é claro que isoladamente ninguém obterá os melhores resultados possíveis, e que a integração entre as funções vitais de uma empresa é primordial para o sucesso de qualquer tipo de empreitada. Espero, neste artigo, esclarecer como a atividade logística, gerenciada de forma (super) inteligente, poderá servir como um eficaz instrumento de alavancagem da performance empresarial sob diferentes perspectivas de avaliação.
2. Por que uma SUPER INTELIGÊNCIA em logística?
O aumento da complexidade operacional, somado à acirrada competição entre as empresas e a uma maior maturidade por parte do mercado consumidor, tem criado um cenário cada vez mais desafiador para a logística. É nessa arena, cada vez mais impaciente e menos tolerante a erros que a "guerra" está sendo travada.
Diante desse contexto, com inúmeros obstáculos a serem superados, a inteligência logística, por si só, não será suficiente para produzir um desempenho diferenciado, que reflita automaticamente em melhores resultados econômico-financeiros e em
benefícios