A COMPREENSÃO DO CORPO E O MOVIMENTO ENQUANTO LINGUAGEM
Podemos identificar alguns pontos em comum entre o curso de Letras e a Educação Física, pois apesar de serem de áreas do conhecimento diferentes, uma das ciências humanas e outra da área biológica, apresentam relações que podem ser facilmente observadas.
O curso de letras trabalha com as expressões da linguagem verbal e não-verbal e considera tudo que está ao nosso redor como signos e cada um deles têm a intenção de comunicar, ou seja, transmitir uma mensagem, onde o canal pode ser a fala ou movimentos corporais. Já a Educação Física, tomando por base o nosso conhecimento de mundo, trabalha também com a linguagem corporal e o sujeito pode através do movimentar-se utilizar dessa linguagem para expressar seus sentimentos, emoções, produzir sentidos e significados, dentre outros, buscando como as demais linguagens a comunicação entre os envolvidos no processo. Isso pode ser percebido e praticado, por exemplo, através de uma atividade rítmica expressiva como a dança, atividade essa que no seu desenvolvimento proporciona a fluidez do movimento do sujeito como forma de promover a comunicação dele com o mundo.
A Educação Física trabalha com duas áreas de estudo distintas, uma voltada ao biológico, onde o estudo presa por oportunizar aos estudantes um maior conhecimento acerca do corpo, ou seja, conhecimentos sobre o seu funcionamento, composição, formato entre outros, assim o estudioso pode compreender como se dar os processos biológicos dentro dos seres humanos. A outra área de estudo volta-se a um estudo mais pedagógico, reflexivo, ou seja, nele o aluno pode ter acesso a formas de como agir diante as variações temporais, populacionais situacionais no processo de ensino aprendizagem, sendo assim essa área volta-se mais ao estudo dos comportamentos, de como saber lidar com o subjetivo dos alunos, utilizando para esse fim de metodologias que despertem interesse e participação dos envolvidos. Além de buscar