assistencia psiquiatrica
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo conhecer instituições que promovam a saúde mental, bem como verificar o papel desempenhado pelo psicólogo junto a equipe interdisciplinar e, a partir disso, desenvolver um esboço analítico da instituição investigada.
A metodologia utilizada para tal conhecimento foi procurar, a partir de uma visita organizada a uma instituição de saúde mental judiciária, coleta de dados para a base de uma análise crítica de seu funcionamento, seus objetivos como instituição de promoção à saúde mental, assim como as atividades desenvolvidas pelos profissionais atuantes em seu interior.
A instituição modelo desse estudo foi o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, ou HCTP I, localizado na cidade de Franco da Rocha, SP. Os dados foram coletados na visita realizada em 10 de Novembro de 2006 sob coordenação do docente Psicólogo Cláudio José Cobianchi e acompanhamento da Psicóloga Sandra que trabalha na instituição há 6 anos.
Para tanto, abordamos como a loucura é vista a partir de sua determinação histórica na civilização, sua definição em termos de "doença" é algo recente na história da civilização ocidental. Em determinado momento histórico, a doença mental passou a existir como máscara da loucura. Para um melhor entendimento sobre a loucura na civilização serão descritos os principais momentos históricos que inclui a definição de loucura e os tratamentos utilizados desde a antiguidade até o momento em que os loucos passam a abarrotar os grandes hospitais, bem como o surgimento dos manicômios no Brasil e o movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, que vem acontecendo de forma graduada no país e propõe um sistema de promoção à saúde