logística: serviço aos clientes
Introdução:
Os clientes avaliam várias empresas que oferecem um determinado produto e sempre busca aquela com o melhor custo benefício. Ou seja, um produto de boa qualidade e com um prazo de entrega o mínimo possível, mas com um preço dentro de suas estimativas.
O serviço ao cliente:
O serviço ao cliente é a interação de todas as atividades logísticas ou dos processos da cadeia de suplemento. Por isso cabe aos funcionários do ramo da logística estudar e selecionar o nível de serviços oferecidos aos clientes, visando sempre o lucro da empresa e se esses serviços atende aos requisitos dos mesmos.
O serviço ao cliente engloba várias partes dentro das empresas e tem um grande impacto na criação de demanda e manutenção da fidelidade dos clientes. Tal serviço engloba uma cadeia de atividades, começando pela recepção do pedido, passando pela determinação da forma de pagamento, seleção e embalagem das mercadorias, embarque, entrega, quaisquer tipo de suporte técnico e acerto de eventuais devoluções desses produtos.
Na ótica global da empresa o serviço ao cliente é um ponto da estratégia de marketing, porem é algo muito mais amplo que isso e envolve vários fatores que estão agrupados em categorias: pré-transação, transação e pós-transação.
Pré-transação: propiciam um ambiente para um bom serviço ao cliente. Um compromisso formal sobra as modalidades de serviço. Entre ele temos o tempo máximo de entrega das mercadorias após sua venda, procedimentos de devolução eficiente. É algo que fornece ao cliente informação sobre os serviços por ele adquiridos, tem de ser algo exato. Além disso, englobam plano que garante os serviços mesmo em casos de imprevistos como greves e desastres naturais, criar estruturas organizacionais e eficientes para garantir um bom relacionamento comprador-vendedor.
Transação: esses elementos afetam diretamente a entrega de produtos ao cliente. Entre eles temos o estabelecimento de níveis de estoques, seleção dos tipos de