Logística reversa na coleta seletiva
Acadêmicos:
Alan Augusto
Edilanio Menezes
Elisamar Rayane
João Paulo Martins
Renato Augusto
Sidcley
Trabalho apresentado a disciplina de MTC ministrado pela Professora Rosana Machado, 2º período de gestão em logística
Aos Acadêmicos do Curso Superior de Gestão em Logística da
Uni Evangélica de Anápolis
Logística Reversa “Coleta Seletiva de Anápolis”
Através deste trabalho, vamos apresentar aos acadêmicos de gestão em logística e sua equipe acadêmica a importância de praticarmos a logística reversa em nosso meio, vamos usar como exemplo a coleta seletiva de Anápolis, demonstrando a sua imensa importância para o meio ambiente, e a geração de novas fontes de renda na vida daqueles que nela trabalham.
Anápolis
2014
Resumo
Tendo o Brasil como cenário, traz um arcabouço da situação atual dos resíduos sólidos, dos problemas enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis e a forma como a reciclagem vem sendo praticada no país. Trata da coleta seletiva e da logística reversa sob o enfoque da responsabilidade do poder público e dos empresários pelo ciclo de vida dos produtos. Analisa essas duas ferramentas frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos demonstrando como a lei as define, como as diferencia e como regulamenta a sua interação. Trata da situação atual e da implementação dessas ferramentas.
Três palavras chave: Anápolis, coleta seletiva, logística reversa.
Introdução
Anápolis situa-se numa posição estratégica do Planalto Central, é uma cidade privilegiada em vários fatores, a começar pela localização geográfica próxima da capital do estado e do país, com uma população de 335.000 mil habitantes segundo dados do IBGE (2009), distribuídos em mais de 300 bairros, vilas, povoados. Considerada pólo dinâmico no Centro-Oeste, sua economia está voltada para a agroindústria, tendo como locomotiva econômica, o Distrito Agro Industrial de Anápolis – DAIA. Implantado de forma