Logística na atividade empresarial
O processo logístico hoje em uma organização (independente do porte) é um diferencial em termos de gerenciamento das organizações.
As empresas a cada dia vêem a logística como algo diferenciador, uma forma de agregar mais valor a seus produtos e também de reduzir custos quando investido tanto em logística interna quanto externa.
Em um mercado globalizado a competitividade está cada vez maior. Diante as empresas investem cada vez mais em estudos logísticos, percebem que o processo logístico não começa e nem termina nos limites da própria empresa. Diante disso é cada dia maior o número de Organizações que buscam relações de parceria com seus fornecedores, para compartilharem informações se definirem estratégia logísticas a fim de reduzir os desperdícios e agregar mais valor as suas atividades.
Os clientes procuram mais variedades de produtos e menos quantidades, um atendimento diferenciador. Por isso a logística poderá ser o caminho para a diferenciação de uma empresa aos olhos de seus clientes, para redução de custos e agregação de valor. É por isso que a logística deve estar inserida no planejamento de negócio da organização e alinhada com os demais esforços para atingir sucesso no seu segmento de atuação. É por isso que a logística atualmente faz parte do processo de “vida ou morte” das organizações.
Evolução histórica da logística empresarial
Até a década de 40 o mundo empresarial era caracterizado por: Alta produção; Baixa capacidade de distribuição; Despreocupação com custos; Inexistência do conceito de logística empresarial.
Até a década de 40 o mundo empresarial era caracterizado por:
* Alta produção;
* Baixa capacidade de distribuição;
* Despreocupação com custos;
* Inexistência do conceito de logística empresarial.
De 1950 a 1965 surge o conceito de logística empresarial, motivado por:
* Uma nova atitude do consumidor;
* Pelo desenvolvimento da análise de custo total;
* Pelo início da