insuficiencia cardiaca congestiva esquerda
Unifian – Leme
Medicina Veterinária
Fisiologia e Biofísica II
Amanda Medeiros - 4836921622
Cátia D. Peruzzo - 4471874825
Eliel Alves Da Silva - 4473894045
Guilherme Felipe Falco Valezini - 4835914367
João Otávio Sampaio Somera - 4440868377
Leandro Vicente Silva - 5219101347
Atividades Práticas Supervisionadas
Tema: Insuficiência Cardíaca Congestiva à Esquerda
Professor Glauco Dente Gurtler
Leme
2013
Após os estudos realizados na etapa 01 do trabalho aonde vimos toda a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular fetal e adulto, fizemos um comparativo dos parâmetros de diferença entre a circulação fetal e adulta. Como na primeira etapa já foi estudado a circulação sistêmica e pulmonar, mostraremos nesta segunda etapa um esquema correlacionando essas duas circulações distintas.
A circulação sistêmica ou grande circulação tem a aorta como seu ponto de entrada e a veia cava como seu ponto de saída, cerca de 75% do volume sanguíneo se situa nos vasos sistêmicos, portanto a maior parte do sangue encontra-se na circulação sistêmica.
Essa circulação tem como função principal carrear sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para as células (tecidos), de todo o organismo e após as trocas gasosas retornar ao coração com sangue rico em gás carbônico (co2), podemos então concluir que a circulação sistêmica realiza um circuito entre Coração - Tecidos - Coração.
AAA (CABEÇA) VCCran
VE VSLA AA AD VAVD VD AAD (CORPO) VCCau
A circulação pulmonar ou pequena circulação é menor em relação à grande circulação, apenas 25% do volume sanguíneo encontra-se nela, porém é de extrema importância ao organismo, pois é nela que é realizada a "reciclagem" sanguínea, ou seja, a hematose (troca gasosa), onde nos pulmões é reabastecido com oxigênio (O2), após a eliminação do CO2 nos processos respiratórios.
O pulmão