logística marinha
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda aspectos da logística de uma empresa de grande porte nesse mesmo ramo de negócio, em que englobará a história da companhia, os ramos de negócio, fatos e números, produtos e serviços, e, por fim, apresentaremos uma entrevista concedida pelo Gestor responsável pela área técnica do navio Sebastião Caboto. Os resultados da pesquisa serão ferramentas para entender quais são os fatores críticos de sucesso da empresa, quais os impactos dos principais concorrentes na organização e diversas dúvidas e curiosidades do funcionamento técnico dos navios e da funcionalidade dos portos. A Aliança Navegação e Logística, empresa a qual faremos a pesquisa, pertence ao grupo Oekter que atua na área em diversos países, este trabalho visa explorar aspectos da organização no Brasil para delimitar e desenvolver melhor o seu conteúdo.
2 - HISTÓRIA
O Grupo Oekter que detém a empresa Hamburg Sud, comprou a Aliança Navegação e Logística do Brasil para atuar dentro do país, apresentaremos a história de ambas as companhias com o foco na brasileira para desenvolver melhor o contexto.
2.1 - Hamburg Sud
A Hamburg Süd é uma transportadora marítima alemã fundada em 1871 com o nome de Hamburg-Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft (em português:Sociedade Hamburgo-Sul-americana de Navegação e Navios a Vapor, mais tarde abreviadamente Hamburg-Süd ou HSDG).
A Hamburg-Süd foi uma companhia de navegação com importância para o desenvolvimento da imigração alemã para o Brasil, pois muitos imigrantes viajaram em seus navios, a partir de 1876, até 1903.
A Hamburg Süd também foi uma das acionistas majoritárias da Cia. Colonizadora Hanseática, que desenvolveu a colonização alemã no estado deSanta Catarina.
Duas vezes, nas duas guerras mundiais, a Hamburg Süd perdeu a totalidade de seus navios, que foram confiscados pelos vencedores dos conflitos, como indenização de guerra. As duas vezes a companhia reiniciou do zero.
Em