Logística interncional
A atividade de comércio exterior é a que mais concentra as operações de compra, venda e troca de bens e serviços, sem esquecermos também a circulação de capitais e mão de obra entre os países. Exportar é a grande meta do governo para continuar gerando o superávit necessário para o crescimento econômico de nosso país, inserindo-o no seleto clube das grandes nações exportadoras, fazendo desta atividade seu maior fator de geração de riqueza. Não esquecendo que as importações também desempenham um papel importante neste contexto, pois é através delas que o país consegue acesso a novas tecnologias, produtos e serviços, que fazem com que o importador ofereça ao seu mercado consumidor bens de melhor qualidade, estimulando uma saudável competição no seu mercado interno. É utilizando as exportações que um país procura escoar a parcela excedente de usa produção, ou ainda procura explorar nichos de mercado para determinados produtos que não tem boa ou tem pequena aceitação em seu mercado interno, sem contar a questão do preço no mercado internacional, o qual normalmente é altamente compensatório. Hoje, podemos afirmar que o governo brasileiro tem como meta principal a geração de riquezas oriundas do comércio exterior, para geração de riquezas e aumento de suas reservas cambiais, gerando riquezas e superávits que alimentam o crescimento econômico e social do país.
3 OBJETIVO
Analisar de que maneira funciona a Empresa de Logística: Imbituba Operadora Portuária Ltda, a qual presta serviços de operação portuária no Porto organizado de Imbituba, e identificar de que forma a empresa poderá utilizar a logística como uma aliada para fazer com que os produtos cheguem aos grandes centros consumidores mundiais.
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 Logística internacional
Logística Internacional é o ramo da Logística, cujo objetivo principal é melhorar a importância dos "sistemas logísticos externos" que ligam o fabricante aos seus