Logistica
A idéia principal desse trabalho é mostrar um dos elos da cadeia logística do modal aéreo que é o controle de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Demonstraremos que toda a intermodalidade, tecnologia, planejamento, enfim, todo o encadeamento do processo logístico do modal aéreo passa pelos controladores de tráfego aéreo do Aeroporto de Guarulhos. Pois sem eles e seu gerenciamento de tráfego aéreo não haveria como despachar ou receber com segurança as cargas e pessoas.
Para dar a exata noção do trabalho do controlador de tráfego aéreo, a pesquisa começa pelo principal órgão gestor do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável também pela formação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros militares e civis.
O texto abaixo, extraído do SITE do DECEA, descreve o trabalho desse órgão e dos CINDACTA I e II, órgãos ligados diretamente à área de tráfego aéreo de São Paulo, SRPV-SP e ICEA, local onde são formados semestralmente os controladores de tráfego aéreo.
DECEA-Departamento do Controle do Espaço Aéreo
Gerenciamento do Tráfego Aéreo
O principal objetivo do Gerenciamento do Tráfego Aéreo é garantir voos seguros, regulares e eficazes, respeitando as condições meteorológicas reinantes e as limitações operacionais da aeronave. O provimento deste serviço no País está baseado nas normas e nos métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a fim de manter o Brasil no patamar de segurança desejado para a navegação aérea e garantir a prestação de um serviço eficiente a todas as aeronaves que utilizam o nosso espaço aéreo.
O Brasil tem a responsabilidade de administrar o espaço aéreo territorial (8.511.965 km²) e o espaço aéreo sobrejacente à área oceânica, que se estende até o meridiano 10º W, perfazendo um total de 22 milhões de