Planejamento de produtos e serviços
A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. Movimenta anualmente cerca de US$10 bilhões, emprega 3 milhões de pessoas, das quais acima de 1 milhão são produtores, e produz aproximadamente 20 bilhões de litros de leite por ano, provenientes de um dos maiores rebanhos do mundo, com grande potencial para abastecer o mercado interno e exportar. Entre 1990 e 2000, a produção nacional de leite cresceu 37%, enquanto na Região Centro-Oeste o crescimento foi de 81% e, no Estado de Goiás, 105%. A Região Centro-Oeste abriga 35% do rebanho bovino nacional, com uma das principais concentrações de indústrias de laticínios do País.
INTRODUÇÃO
O Suply Chain Manangement ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, nos trás uma idéia de conceito, estratégia, prática e casos. O assunto que iremos abordar neste trabalho diz respeito à agroindústria de leite. Mas o que é uma agroindústria? Segundo Oettrer (1980, p. 4), uma agroindústria de leite constitui uma cadeia ininterrupta de setores, que vai desde a obtenção da matéria prima de boa qualidade, o manuseio, o armazenamento, o processamento, a embalagem até a comercialização e a distribuição.
O bom aproveitamento dos recursos, geralmente limitados, das matérias primas é feito embalando-se parte do leite "in natura" (fresco) para o mercado consumidor e outra parte destinando-se à fabricação de produtos e de subprodutos como o queijo, requeijão, manteiga e doce de leite.
Para a ABIA Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (1989, p 16) a agroindústria é uma das forças econômicas do País, dentro dela a indústria alimentar tem grande destaque. As indústrias de alimentos são as maiores fontes de receita do imposto de circulação de mercadorias. O ramo do setor industrial mais interiorizado e melhor distribuído é o da indústria de alimentos, pois no conjunto das indústrias transformadoras brasileiras, ela concentra 20% do total dos