Logística Internacional
A logística internacional envolve os procedimentos logísticos quando ligados aos processos de comércio exterior. Assim, na gestão da logística para exportação, a empresa exportadora deve ter por referência a cadeia de suprimentos como um todo, da qual suas operações constituem um dos elos.
A Logística pode ser definida, segundo o Conselho de Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, como o processo de planejar, implementar e controlar os procedimentos para o transporte e a armazenagem eficiente e eficaz de bens, incluindo serviços e tecnologia relacionada, do ponto de origem ao ponto de consumo, para fins de atendimento conforme às necessidades do cliente. A definição inclui os movimentos de recebimento, de distribuição, internos e externos.
A logística internacional diferencia-se da logística interna pelos custos mais elevados, pelas diferenças culturais e pela maior complexidade dos fluxos de materiais e informação. Especialistas apontam as peculiaridades das usualmente longas cadeias logísticas internacionais, caracterizadas pela necessidade de se lidar com diferentes moedas e sistemas cambiais, tarifários e alfandegários e com a complexidade da infraestrutura e dos sistemas de transporte entre o ponto de origem e o ponto de destino das exportações.
Os elementos da logística internacional são:
1. aquisição e recebimento da matéria-prima;
2. processamento industrial de transformação;
3. controle da qualidade, marcação, separação e embalagem;
4. consolidação do lote para exportação;
5. documentação para o transporte e apólices de seguro;
6. transporte interior até o terminal de embarque;
7. movimentações, empilhamentos e armazenagem no terminal de origem;
8. transferência da área dearmazenagem até o embarque;
9. embarque internacional;
10. transporte internacional (marítimo ou aéreo);
11. descarga internacional;
12. movimentação até a área de armazenagem