LOGÍSTICA INTEGRADA
LOGÍSTICA INTEGRADA
ADMINISTRAÇÃO – 6º A
LINS, 2013
1. CONCEITO DE LOGÍSTICA
A logística integrada é uma das áreas de estudo que mais tem evoluído na área de administração de empresas nos últimos anos. Muito se tem escrito, muito se tem refletido sobre suas possibilidades e muito se tem conseguido obter através de uma vasta experienciação realizada por gestores logísticos.
Christopher (2007) propõe um significado:
“logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado”.
Por sua vez, Kotler e Keller (2006) consideram que logística (de mercado) envolve:
“o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e lucrar com esse atendimento”.
Moura (2006) posiciona-se indicando que logística:
“é o processo de gestão dos fluxos de produtos, de serviços e da informação associada, entre fornecedores e clientes (finais ou intermediários) ou vice-versa, levando aos clientes, onde quer que estejam, os produtos e serviços de que necessitam, nas melhores condições”.
Ballou (1993) afirma que a logística:
“trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.
Tixier, Mathe e Colin (1986) fornecem a