Estudo sindirochas
CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS
THAILINI FERRARI BATISTA
RELATÓRIO SINDIROCHAS
VILA VELHA
2013
O setor de Rochas Ornamentais se iniciou no estado em Cachoeiro de Itapemirim nos anos 30, se desenvolvendo ao longo dos anos. O SINDIROCHAS nasceu da necessidade de representação da classe, auxiliando no fortalecimento do setor dentro do Espírito Santo. Até o ano de 1995 o sindicato atuava somente em apoio a empresas do sul do estado, hoje em dia é responsável pelo apoio e auxilio no desenvolvimento de empresas em toda a região capixaba, contando com cerca de 450 associados. O SINDIROCHAS possui a sua sede principal em Cachoeiro de Itapemirim além de outras quatro sub-sedes localizada em Vitória, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Colatina.
As Rochas Ornamentais possui grande importância no cenário de comercial dentro do estado quanto no Brasil. O Espírito Santo e o maior produtor, processador e exportados de rochas dentro do Brasil, o produto é responsável por 7% do PIB capixaba e o Espírito Santo é detentor de 70% das exportações de rochas ornamentais brasileiras, mostrando assim a importância do setor pro estado além da necessidade de apoio para a estruturação e desenvolvimento do setor.
A cadeia produtiva de rochas ornamentais ligada a extração e beneficiamento de rochas ornamentais esta presente em 78 estados do Espírito Santo, com o objetivo de atender a demanda de comércio dentro do Brasil e também no exterior. A atividade gira em torno de pequenas e medias empresas na maioria das vezes familiares.
Os profissionais entrevistados foram o Presidente do Sindicato Samuel Mendonça, que se firmou no cargo no ano de 2012, sendo associado desde 2003. Dono de empresa de mármore e granito possui dentro da instituição a função tomar as decisões além de coordenar a entidade, participar de reuniões principalmente com o governo com o objetivo de trazer benefícios