Logística industrial – foco na produção
Título: Logística Industrial – Foco na Produção
1°ETAPA
1. Objetivo do trabalho;
Este trabalho tem o objetivo de ressaltar o importante papel da logística interna das indústrias ( Logística da Produção).
2. Justificativa do trabalho;
Para ser rentável e economicamente viável, a logística da produção tradicional é submetida a uma série de metodologias e procedimentos de racionalização e otimização: estudo de tempos e métodos para um melhor aproveitamento da mão-de-obra, otimização do seqüenciamento dos processos e dos fluxos de materiais no chão de fábrica para racionalizar o uso de equipamentos e da capacidade produtiva, lote padrão otimizado para melhor diluir os custos. Devido ao elevado custo e ao montante dos investimentos envolvidos na área da logística da produção, o relacionamento interno e externo têm sido historicamente dominado pelo setor de manufatura. Isto se justifica pelo simples fato de que devido ao processo de globalização as empresas consideradas como manufaturas de classe mundial já não competem com base na qualidade do produto, pois essa é intrínseca ao mesmo e todas estão em um patamar igualitário. Portanto não existe diferença em comprar A ou B . Logo, a diferenciação e a vantagem competitiva deve ser buscada justamente na otimização dos seus processos produtivos (redução de custos) e nos serviços associados ao produto (diferencial logístico).
Este trabalho é um estudo sobre as melhores práticas entre as empresas manufatureiras de classe mundial.
3. Resumo do trabalho; O trabalho aborda a evolução e o estágio atual da Logística Industrial focada na produção, investigação e análise de conceitos, definições e pontos de vista de autores nacionais e estrangeiros, sobre as melhores práticas entre as empresas manufatureiras de classe mundial, verificando as aplicações, vantagens e as suas limitações no cenário atual, altamente competitivo e globalizado. A força motivadora para a elaboração do