Logística Humanitária
Centro de Engenharias da Mobilidade – CEM
Engenharia de Transportes e Logística
Logística Humanitária
EMB 5913 - Impactos Ambientais nos Transportes
Prof.ª Dra. Catia Regina Silva de Carvalho Pinto
Aluno: Eurico L. Quinteiro Neto
JOINVILLE – OUT/2013
O que é Logística Humanitária?
“A logística humanitária é um ramo da logística responsável por todos os processos envolvidos na mobilização de recursos, conhecimentos e pessoas, para ajudar comunidades afetadas por situações emergenciais como catástrofes naturais, guerras ou atentados terroristas.”
Dos Santos, E.A. et al. 2012
A logística humanitária possui um papel importante na assistência às regiões afetadas, devido ao caráter emergencial das necessidades básicas serem atendidas.
A principal diferença desse ramo da logística em relação dos demais é a ausência de interesses comerciais ou mercadológicos, e sim a minimização do sofrimento humano nas regiões afetadas.
De maneira geral, a logística humanitária propõe o uso efetivo dos conceitos logísticos adaptados às especificidades da cadeia de assistência humanitária.
Esses conceitos podem ser o grande diferencial no sentido de maximizar a eficiência e o tempo de resposta à situação de emergência.
Pettit e Beresford (2009) e Tatham e Pettit (2010) apontam semelhanças entre a logística humanitária e a logística militar: ambas têm demandas incertas, enfrentam dificuldades dadas pela degradação da infraestrutura física do local e à ausência de certas funções do Estado, atendem a indivíduos feridos e traumatizados, e estão sob observação constante da mídia.
Rio do Sul – SC: Enchente de 2013
Já para Ertem et al. (2010) a logística empresarial está 15 anos a frente da logística humanitária, em virtude de não contribuir com altas cifras financeiras.
Um dos 5 reservatórios (piscinões) para armazenar água de chuvas no Rio de Janeiro.
Cada um tem