Logística: fundametos e processos
TEMA:
LOGÍSTICA, FUNDAMENTOS E PROCESSOS
TÍTULO:
O PAPEL DOS FORNECEDORES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
OBJETIVO:
Compreender a importância dos fornecedores dentro da cadeia de suprimentos; bem como as mudanças e evoluções nas estratégias das organizações com relação aos fornecedores, buscando a melhoria de suas performances.
JUSTIFICATIVA:
Devido à relevância do tema para a competitividade das empresas, o estudo abre uma
“brecha” para a discussão acerca da evolução da administração da atividade de compras e logística dentro das organizações.
Através deste estudo torna-se evidente a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo na logística das empresas, percebe-se também o tamanho da importância de um relacionamento mútuo com os fornecedores, especificamente, com a atividade de compras na área de suprimentos. Ressalta-se também, como o mercado está evoluindo neste sentido e os motivos pelos quais as empresas vêm adotando vários modelos de gestão de contratos com fornecedores.
INTRODUÇÃO:
Mediante as novas dificuldades surgidas com o aumento da concorrência, alguns administradores têm buscado formas de enfrentá-las.
Coloca-se que o caráter de confronto existente nas relações tradicionais entre cliente e fornecedor é incompatível com os princípios que constituem a base das novas filosofias gerenciais. Empresa e fornecedor devem manter relações estáveis, colaborativas e de longo prazo, buscando, assim, a obtenção de vantagem competitiva através da melhoria da qualidade e diminuição dos custos de produção ao longo da cadeia de suprimentos.
A logística das empresas insere-se justamente neste contexto de redução de custos e melhoria de serviços. Com a criação de valor na cadeia de suprimentos, ressalta-se o relacionamento das empresas com seus fornecedores, surgindo assim as alianças e parcerias que causam impacto direto em suas performances. Da mesma forma, elas também buscam o diferencial de valor para ganhar e/ou reter a fidelidade de seus