Logística empresarial
Séc. IV a. C. “A arte da Guerra” de Sun Tzu A logística foi usada pelo general chinês que comandava o exército real e acumulou inúmeras vitórias.
Sun Tzu coloca a logística como um dos cinco fatores estratégicos para se vencer uma guerra. “De acordo com as quantidades de provisões disponíveis defini-se a capacidade da logística.”
Produção => agrícola, criação de animais e fabricação de cerâmica. ARTESANAL
Comércio => ESCAMBO Pouca variedade; baixa concorrência; pouca exigência do consumidor; pouca complexidade
Logística => armazenagem de alimentos; estoque de excedentes. (Conceito não desenvolvido)
Produção => Alimentícios não perecíveis; ferramentas; roupas e sapatos. ARTESANAL Armazéns Gerais => Colonizadores precisavam abastecer suas terras.
Comércio => DINHEIRO (Caderneta) Aumento de concorrência Aumento de demanda
CAIXEIRO VIAJANTE Estoque encalhado Intervalo de visita Longo ciclo do pedido Tempo alto de distribuição Custo elevado de comercialização
Logística => sobra de estoque; falta de análise da demanda; baixa competitividade. (Conceito ainda não desenvolvido)
Revolução Industrial => passagem da produção artesanal à PRODUÇÃO MECÂNICA. Produção => massificação da manufatura industrial; produção em larga escala. Logística => em estoques surge o planejamento de necessidades, e em distribuição, a criação do navio e da locomotiva.
FORD Automóveis – Henry Ford (1903) Em 1913, a FORD faz experimentos relacionados à produção de veículos em linha de montagem móvel.
Em 1914, já era fabricado um veículo a cada 93 minutos. Cerca de 800 veículos/dia. MODELO => FORD T (FORD Bigode)
PRODUÇÃO EM MASSA Alto investimento Alta proporção de máquinas em relação aos trabalhadores Sem personalização “Você pode ter o carro que quiser, desde que este seja preto.” (Henry Ford)
PRODUÇÃO EMPURRADA
A Primeira Guerra