Logística empresarial
A ASPI – Atividade de Simulação Profissional Integrada tem como objetivo, desenvolver nos alunos suas habilidades e competências que os permitam a tornarem profissionais criativos, ativos e críticos, articulando o conhecimento teórico com seu cotidiano profissional.
O tema central escolhido para ser desenvolvido nesse semestre é: Áreas de Atuação do Administrador e as Diversas Possibilidades de Atuação no Mercado Profissional. O tema específico a ser desenvolvido neste trabalho é: Logística Empresarial.
No inicio do século XX, surge Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro americano, conhecido como o precursor da Teoria da Administração Cientifica, por ter apresentando os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência. Priorizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
Henri Fayol (1841-1925), outro grande da administração, também engenheiro, veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração. Preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada com a administração por objetivos.
Taylor e Fayol não se conheceram e jamais comunicaram seus pontos de vistas. Porem suas idéias se completava. Suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas da administração de empresas. Taylor com a Escola da Administração Científica, Organização do Trabalho de cada operário. Fayol com a Escola Clássica da Administração, Organização da Empresa como um todo.