Logística do Chocolate
LOGÍSTICA
NOMES:
BRUNA HOLLER MULLER
DANIELI ROCHA
JULIANA MARTINS
SABRINA LENYSE PATZLAFF
TURMA: 1LG111
CHOCOLATE
Ciclo do Chocolate
1ª etapa
Após colhido, o fruto é cortado ao meio e as sementes, envoltas na polpa branca e suculenta do cacau, são retiradas e postas para fermentar em cochos de madeira durante cinco dias.
2ª etapa
As sementes secas são levadas para a torrefação, onde são descascadas, quebradas em pequenos pedaços e depois submetidas ao forno.
3ª etapa
Uma vez torradas e moídas, as sementes produzem a massa de cacau de consistência cremosa e cor escura. Essa é a matéria-prima básica utilizada pelas fábricas de chocolate.
4ª etapa
A primeira conchagem, a seco é feita imediatamente após a massa de cacau ser misturado ao açúcar e ao leite em pó. O objetivo é obter a correta fusão entre os ingredientes. Com o aumento da temperatura na fusão, os açúcares presentes no leite se caramelizam e surge aí o aroma característico do chocolate.
5ª etapa
Após a conchagem a seco, é a vez da conchagem líquida, quando é acrescentada a manteiga de cacau aos demais ingredientes. Se a primeira conchagem é responsável pelo aroma, a segunda determina a viscosidade e a textura do chocolate. Quanto maior o tempo neste processo, melhor será a qualidade de aroma, sabor e textura do chocolate. Depois da conchagem, o chocolate segue para o moinho, onde será refinado.
6ª etapa
O chocolate refinado passa para o tanque de armazenamento, em temperatura de 45 a 50 graus, antes de ir para a temperadeira, máquina que tem a função de cristalizar a manteiga de cacau. Dali, o chocolate sai na temperatura de 30 graus, pronto para ser moldado.
Seja em formato de uma trufa, tablete ou ovo de Páscoa, é sempre bom degustar um delicioso chocolate.
PRODUÇÃO
Para o setor supermercadista brasileiro, o período de Páscoa é a segunda melhor data em vendas. Para o consumidor a
Páscoa ganha forma quando os chocolates são