Logística de grãos
O capítulo 1 do trabalho aborda sobre Sistemas de armazenagem, destacando alguns de seus tipos. O capítulo 2 sobre Plano de contingência para ocorrências de incêndio para empresas comerciais ou indústrias. No capítulo 3 abordamos também o planejamento de uma implantação de um sistema WMS. Capítulo 4 sobre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, focando na movimentação e armazenagem de materiais. E fechamos o trabalho no capítulo 5 com explicações sobre como um Gerente de Logística contratado por uma empresa deve desenvolver e implantas algumas funções, sistemas e operações solicitadas. A metodologia utilizada foi pesquisa em internet e alguns livros.
1 Questão:
Sistema de Armazenagem
São conjuntos de equipamentos usados para arrumar, de forma adequada, os produtos ou materias, manualmente ou utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área utilizada, entre outros parâmetros.
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve observar às características do produto, ou seja, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. E depois deve ter-se em atenção as condições operacionais, como a seletividade do produto e a quantidade de itens a armazenar.
1. Cargas a granel
Em questão de grãos armazenados, o organismo mais importante é o próprio grão. Embora esteja em estágio de dormência, as propriedades são como a de um organismo vivo.
Num sistema ideal de armazenagem, o grão e os microrganismos estão geralmente em estado de dormência; os insetos, ácaros, ratos estão ou deveriam estar ausentes. Ao contrário, o ambiente abiótico está presente e pode ser alterado. Mesmo que