Análise logística de rede de transportes de grãos no território brasileiro
Resumo:
Este artigo visa relatar o problema do desperdício de grãos que ocorre no transporte rodoviário, com a finalidade de apresentar reflexões sobre o estado que se encontra a logística agrícola do país, a partir de dados teóricos descreve – se sequencialmente as situações analisadas nas reportagens e textos científicos. A fim de demonstrar as consequências provocadas na economia do Brasil. Palavras chave: Desperdícios. Transporte. Logística.
Analysis Of Transport Logistics Network Of Grains In The Brazilian Territory
Abstract
This paper aims to report the problem of waste grain that occurs in road transport, in order to provide some reflections on the state which is the country's agricultural logistics, from theoretical data describes - sequentially analyzed situations in the news and scientific texts. In order to demonstrate the effects caused in the economy of Brazil.
Key-words: Waste, Transport, Logistics.
1 Introdução A logística no Brasil encontra-se de forma embrionária, pois não teve o desenvolvimento e o sucesso esperado, os alicerces para consolidação dos conceitos logísticos são frágeis e o seu principal processo, o transporte, encontra-se com uma infraestrutura precária sem condições de sustentação.
Um país de terra fértil, que tem como base econômica o relevante número produtivo de grãos, enfrenta dificuldades logísticas em período de safra, devido ao baixo investimento dos órgãos responsáveis no transporte rodoviário. Além disso, sua frota de veículos antiga acarreta sérios prejuízos, devido às condições de transporte que provoca a perda de uma considerável parte de sua produção. Dada a extrema importância da produção agrícola responsável pela movimentação da economia brasileira, através das exportações, observou-se as dificuldades perante análise do quadro geral do transporte de grãos no Brasil e consequentemente identificou-se a relevante necessidade