Logística coca-cola
Coca-Cola Brasil comemora a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Coca-Cola Brasil celebra a sanção pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A nova Lei define o modo como as empresas e governos devem lidar com o lixo que produzem, criando sistemas de logística reversa e incentivando a reciclagem.
Tais regras definidas na nova Lei já fazem parte das práticas diárias da Coca-Cola Brasil, que investe fortemente na reciclagem e melhorias das embalagens de seus produtos como um dos pilares de nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente. Além de ter reduzido o peso das embalagens, a Companhia apoia 134 cooperativas em todo o país através do programa Reciclou, Ganhou, ministrado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, e desenvolveu a PlantBottle, a garrafa PET composta de 30% de material vegetal.
Construir um modelo de política nacional demanda ações de todas as partes interessadas no tema: governo, iniciativa privada, ONGs, dentre outros, que se unem para criar tal modelo que dá prioridade à reciclagem e ao destino adequado aos resíduos. Além de criar um conceito de “responsabilidade compartilhada”, os modernos conceitos do projeto harmonizam as várias legislações estaduais e municipais existentes. A Política Nacional de Resíduos Sólidos aumentará a reciclagem no país e promoverá a inclusão socioeconômica dos catadores. As empresas, por sua vez, terão regras claras que estimularão o setor privado a buscar soluções para a redução e gestão de seus resíduos.
Investimentos como esses ajudam o país a ser um dos maiores recicladores mundiais, reaproveitando 91,5% do alumínio e 54,8% das embalagens PET. A Coca-Cola Brasil tem orgulho de fazer parte deste cenário tão otimista que constrói, para o Brasil, uma realidade cada vez mais sustentável a fim de que toda a sociedade tenha uma vida mais