logistica reversa da coca cola
Ao analisar os princípios básicos da armazenagem a seguir
Planejamento: avaliar previamente a área de armazenagem antes de aceitar à contratação de um determinado lote.
Flexibilidade Operacional: promover à adaptabilidade de corredores, docas, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem.
Simplicidade: desenvolver, adaptar e/ou implantar o arranjo físico de uma área de armazenagem, com objetivo de simplificar ao máximo os fluxos de entrada e saída.
Integração: planejar a integração simultânea do maior número de atividades possível.
Otimização do Espaço Físico: possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem.
Otimização de Equipamentos e Mão-de-obra: sistematizar e implantar um conjunto de procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos de movimentação e equipes de trabalho.
Verticalização: aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança.
Mecanização: avaliar as reais necessidades, de mecanização dos procedimentos de movimentação de mercadorias.
Automação: avaliar a real necessidade de automatizar o gerenciamento da armazenagem.
Controle: sistema com os registros de: recebimentos, tempo de permanência das cargas, entregas e controle sobre o inventário físico de mercadorias.
Segurança: dotar a área de armazenagem de sistemas que garantam a integridade física das mercadorias armazenadas.
Preço: garantir a compatibilidade das tarifas de armazenagem, calculadas a partir de uma estrutura de custo real, levando em conta a “média do mercado”.
Após esta analise componha um quadro demonstrando um exemplo pratico de cada um destes princípios conforme exemplo a seguir:
ITEM
PRINCIPIO
EXEMPLO
01
PLANEJAMENTO
Uma empresa ao fazer o orçamento de armazenagem para um cliente, avalia todos os custos com embalagens relacionadas ao tipo de produto a ser armazenado
02