LOGSTICA REVERSA E A REGULAMENTAO DA POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SLIDOS
1272 palavras
6 páginas
LOGÍSTICA REVERSA E A REGULAMENTAÇÃO DA POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS.A Logística Reversa não é mais a desconhecida área de alguns anos atrás, saltando aos olhos de qualquer observador sua crescente importância para o mundo dos negócios em geral. O que antes poderia ser um problema transforma-se em uma oportunidade de ganhos de diversas naturezas quando a Logística Reversa é adequadamente planejada e executada. Empresas inovadoras e estrategicamente perspicazes já destinam recursos e a atenção devida para estes ganhos.
A sua relevância é observada tanto no equacionamento de produtos ainda não consumidos e produtos que requerem assistência técnica, quanto em produtos já consumidos ou usados. Em uma visão empresarial torna-se solução para atingir benefícios econômicos, de prestação de serviços, de adequação à legislações, em defesa de imagem empresarial, etc..
Em artigo publicado por esta revista em seu numero de setembro de 2010 , logo após a edição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 02 de agosto de 2010, analisei o enorme impacto que esta nova legislação está trazendo no mercado da Logística Reversa, ampliando as oportunidades de prestação de serviços de todas as categorias e especialidades e de negócios em geral envolvendo o equacionamento do retorno de produtos, desde então sob a responsabilidade da cadeia produtiva dos mesmos.
A inclusão da Logística Reversa em capítulos específicos nesta lei, mesmo que com definições próprias, demonstra a importância dada à operacionalização e equacionamento logístico deste retorno, revelando a sua complexidade e tornando-a parte integrante dos diversos Planos de Resíduos a serem editados pela Federação, Estados, Municípios e pelas empresas envolvidas na geração dos mesmos.
Ao longo destes últimos anos temos observado empresas atuando no Brasil buscando integrar novas atividades no campo da Logística Reversa, realizando joint-venture, buscando novas tecnologias de reaproveitamento de produtos,