Resenha O DOLAR
1°ano do curso de Relações Internacionais
Professor Gustavo Pedrozo
Marília Domingues de Oliveira
Resenha do livro "O Dólar "(SAYAD,J. 2001)
Marilia Domingues de Oliveira
Resenha do livro "O Dólar" (SAYAD,J. 2001)
Natureza: Resenha.
Professor: Gustavo Pedrozo.
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC UNESP
Curso de Relações Internacionais
Marília, São Paulo, 2013.
O Dólar é um livro que procura responder a questões que são frequentes sobre a economia e a moeda, como algumas que dizem respeito a moeda "Dólar", se ela sempre foi uma moeda internacional e está cada vez mais se tornando importante, tanto como se alguns países estão optando pela dolarização, e porque esta moeda é mais aceita que algumas de mesma força. O livro é dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro uma breve explicação básica de alguns conceitos sobre moedas e pagamentos; o segundo e o terceiro, breve passagem pela história do sistema monetário internacional, sendo o segundo até 1973 e o terceiro até os dias de hoje; e, finalmente, o capítulo 4 acaba por analisar a situação global financeira, assim como as conclusões falam do neolberalismo nesse sistema financeiro atual.
O primeiro capítulo tem o título "Conceitos Básicos da Moeda". A moeda, no âmbito financeiro, tem tanta importância como o Estado no âmbito político. Possuindo essa, se compra o que quiser, quando quiser, para o uso que bem entender, sem ter que dizer o porque está comprando. É algo que permite a "propriedade impessoal, anônima e móvel"(SAYAD,2001). Para ele, "a sociedade de indivíduos livres depende da existência desta instituição, a moeda".
Ainda sim, a moeda não é pura e simplesmente um vale, um pedaço de papel onde o indivíduo que o possui pode realizar trocas. É uma instituição que tem sua influência, obviamente, na economia. Além disso, a moeda é um meio de pagamento seja ele nacional ou internacional, aceita por todos apesar de que há