Logistica
Outro fator que corrobora para sua posição é que as atividades exercem papel importante no desempenho de outros setores da economia, principalmente o industrial. Este papel pode ser sumarizado como diferencial competitivo, como suporte as atividades de manufatura, e como geradores de lucro.
De acordo com as estatísticas do mercado, o setor continua em expansão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Divulgados no mês de setembro de 2008, apontam que no segundo semestre de 2008 o setor alcançou um crescimento de 5,5 em relação ao mesmo período do ano anterior, maior desempenho nessa comparação desde o segundo trimestre de 2004 (5,9%).
A economia brasileira está se tornando eminentemente de serviços. No país que já foi considerada agrícola e ainda patina na questão da industrialização, não deixa de ser surpreendente que 68% da riqueza, ou R$ 1,850 trilhão do PIB de 2009 sejam provenientes dessa atividade.
A cada ano o segmento vem ampliando sua participação na economia brasileira e tirando espaço da agropecuária e indústria. Um dos motivos é que o segmento engloba sete atividades no total, o que torna bastante dinâmico. Um outro motivo é que nos últimos anos as taxas acumuladas tem ficado acima da expansão da indústria.
Para de ter idéia, no ano de 2007 enquanto a indústria teve queda de 2,6% em relação a 2008, serviço teve alta de 5,5%. Mesmo em anos em que a indústria teve bom desempenho, o setor de serviços foi melhor.
Como em 2008, quando a indústria teve expansão de 4,4% e serviços, de 4,8%,