Logistica
Professor: Renato
ESTOQUE, CONSUMO, DEMANDA E PREVISÃO. Hoje o mercado está altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada, os consumidores estão muitos exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, fazendo com que as empresas busquem novas formas de gestão, é assim a visão de uma boa logística, almejar o sucesso e a qualidade em tudo que faz, com rapidez, visão de futuro, planejamento, agilidade e eficiência. A história da logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestiários, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exército ficasse sem suprimentos. Sendo assim, Logística é o processo de suprir as necessidades, mas com planejamento, controle e estocagem de bens e consumos, do ponto de origem ao ponto de consumo, ou seja, é o armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e outros. Daí entra o Estoque que é a parte da logística responsável pela guarda de produtos, ou seja, é todo e qualquer depósito de mercadoria ou matéria-prima para produção ou venda em data futura.
Os principais motivos para que uma empresa invista num controle de estoques eficiente são: evitar desvios, perdas, conhecer quais as necessidades de reposição; e outros. Para isso tem a Demanda, ou seja, um tipo de processo dentro do estoque onde é feito uma previsão que consiste em tentar prever o futuro de maneira que isto possa auxiliar a tomada de decisões. As previsões visam, portanto, determinar onde, quanto e quando os produtos/ serviços serão requisitados, de maneira a responder adequadamente a esta demanda.
Existem outros processos e dentre eles também temos as previsões de vendas e consumo, como: cálculos na média de vendas/consumo dos últimos meses; multiplicação da média pelo valor unitário e obtendo o valor mensal de