logistica
AEROPORTUÁRIA
3º ANO INTEGRAL
Profa. Tatiana Ancarani
Curso Técnico em Logística
Carga Conteinerizada
Consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner.
Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre os diferentes modais, proporcionada por sua padronização.
TIPOS DE CONTAINERS
Insulated Container (IN) – Refrigerado
Estes containers são altamente separados e resfriados por ar circulante gelado no controle de temperaturas. O ar gelado é fornecido pelo Navio- ou uma pequena base móvel ou por uma unidade acoplada.
• Dry Cargo Container (DC/DV/HC) – Dry Box
O Dry Cargo Container é o que mais se adequa a todo tipo de carga geral.
• Open Top Container (OT)
Se a carga se torna difícil para ser unitizada através das portas do container, então a unitização poderá ser feita através do topo do container, com um guindaste. Após a ovação, é colocada uma lona que servirá como teto.
Flat Rack Container (FR)
Para cargas muito pesadas e com tamanho fora de padrão, podemos utilizar os containers Flat Racks, que são indicados para transporte de veículos pesados, cabos, bobinas de aço, chapas de aço, tubos, etc,
Platform (PL)
As Plataformas são ideais para uso em operações e para carregar máquinas e outras cargas que não possam ser carregadas em nenhum outro tipo de container
Ventilated Container (VE)
O Design é especialmente compatível para cargas orgânicas, como o café.
Bulk Container (BK)
Containers apropriados para carregar carga a granel tais como farinha, cimento, plástico granulado, açúcar e outros tipos de carga orgânica a granel.
Tank
Tanks são tipos de containers viáveis para carga não perigosa, refrigerada e substancias aquecidas de -40°C até +65°C / -40° F to + 149° F.
Insulated Hanging Cargo (IH) – Refrigerado com
Ganchos
Utilizado para o transporte de carnes.
VANTAGENS
Redução de perdas, roubos e avarias à carga ;
Reduções de custos