logistica
Palestrante: Fernanda Alexandra
O método logístico esta sendo muito usado pelas empresas por buscarem uma melhor gestão nos seus estoques e assim também uma redução de custos. Numa empresa, seja de que ramo ela for, é quase impossível trabalhar sem um estoque e se a mesma conhecer seu depósito com precisão, não falhará, e para chegar ao resultado esperado é preciso que o estoque funcione adequadamente através de uma adequada organização.
Então, para organizar o setor são necessárias algumas atenções começando, logicamente, no momento da entrega situado na área de recebimento, indo para a identificação na área de estocagem (determina-se o que deve permanecer em estoque), para então ser realizado o picking (separação) dos produtos conformes dos não conformes (danificados), onde os produtos não conformes são enviados para a área de segregação. Neste sentido é mais apropriado que a empresa busque processos de padronização, para assim facilitar o controle de estoque com o intuito de eliminar desperdícios de material e de tempo e ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, e assim alcançar excelência operacional.
Na logística foram criados os 5S, que é basicamente uma técnica japonesa com o objetivo de criar um ambiente de trabalho adequado para maior produtividade, conceitos simples porem essenciais e que fazem diferença no sistema da qualidade. São estes:
1. SENSO DE UTILIZAÇAO: Separar útil do inútil (não deixar produtos com avaria junto dos uteis).
2. SENSO DE ARRUMAÇÃO: Um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu devido lugar.
3. SENSO DE LIMPEZA: Manter o ambiente limpo e saudável.
4. SENSO DE PADRONIZAÇAO: Fazer uso de placas de identificação, uniformes, etc.
5. SENSO DE AUTODISCIPLINA: Cumprir rigorosamente o que foi estabelecido.
Portanto além dos 5S e gestão de estoque as empresas também levam em conta a questão da saúde e segurança dos funcionários, onde fazem o uso do EPI (Equipamento