Logistica
- Atividades de Suporte: armazenagem, manuseio de materiais, compras, embalagens e manutenção de informações.
Deve-se salientar que além de satisfazer a demanda, providenciando a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, a logística também deve estar alinhada com a estratégia competitiva da empresa, desempenhando suas atividades ao menor custo possível. Segundo Gopal (1993), “A estratégia logística deve ser consistente com os objetivos e estratégias organizacionais e deve ser desenvolvida conjuntamente a ela, e não ser apenas um adjunto das estratégias de marketing e produção”.
Bowersox (1996) retrata bem esse aspecto: “o principal desafio da logística é balancear as expectativas relacionadas ao nível de serviço e gastos, de maneira a alcançar os objetivos do negócio - a chave para alcançar a liderança logística é liderar a arte de casar a competência com as expectativas e demandas centrais dos consumidores. O objetivo típico das empresas é desenvolver e implementar uma competência logística que satisfaça as expectativas centrais dos consumidores a um custo total real. Muito raramente a estratégia logística desejada será constituída pelo menor custo total possível ou o maior nível de serviço possível.”
3.2. O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
O planejamento logístico se propõe a responder questões como: o que, como, quando e onde produzir e distribuir. Em outras palavras, ele envolve a determinação do número, tamanho e localização das instalações; a designação dos produtos e clientes a estas instalações, em termos de origens e destinos; os níveis de estoques intermediários e finais; o tipo e os modais de transporte; como o transporte vai ser feito em termos de ligações, freqüências, tipos de veículos, dentre outras decisões. O objetivo do planejamento é encontrar a melhor