Logistica
Trabalho de Produção Textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução à Logística.
A atividade logística está em todos os segmentos da cadeia, promovendo o bom andamento da mesma. Sua constante evolução responde diretamente na sua importância estratégica, que é sua utilização nas diversas etapas dentro de uma empresa assim como de seus parceiros comerciais na busca incessante para diminuir custos e agregar valores. Chega então a um avanço tecnológico da informação e à adoção de um gerenciamento orientado, estabelecendo um paradigma logístico; a logística integrada, que mostra que as atividades logísticas afetam custos financeiros e de energia, índices de preços, produtividade e satisfação dos clientes e, inicia-se nas escolhas corretas de fornecedores, nas parcerias com os mesmos, ou seja, através e entre suas organizações, com entendimento e atendimento pleno das necessidades e expectativas do cliente final.
Dentro da atividade logística temos: fornecedores, de quem se adquire materiais e componentes; manufatureiras, onde se instala a fábrica e produz o produto, quanto e quando; centros de distribuição, é a logística de distribuição que administra estes centros, onde e quanto se deve armazenar de produtos acabados e peças de reposição. A localização de unidades de movimentação nos seus endereços, abastecimento da área de separação de pedidos, controle de expedição, transporte até os centros de distribuição e roteiros destes transportes para entregas. E,no final da cadeia de suprimentos, os consumidores.
A distribuição física dos produtos constitui-se na busca permanente do desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. ‘’É parte de um conjunto integrado de decisões; que envolvem políticas de serviço ao cliente,