logistica
Objetivos básicos principais:
Garantia da especificação do produto durante a armazenagem (receber o material e depois devolver nas mesmas condições que recebeu);
Localização/Acesso dos materiais no armazém (deve-se saber exatamente onde está o material).
Ferramenta fundamental da armazenagem: o Layout.
É a forma como as áreas de armazenagem de um armazém estão organizadas, de forma a utilizar todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço. O layout ideal é aquele que procura minimizar a distância total percorrida com uma movimentação eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possível e com custos de armazenagem reduzidos.
O layout deve proporcionar sempre o movimento em linha reta e numa mesma direção. A curva é altamente prejudicial para o processo de armazenagem, até porque ela pode provocar acidentes. Anexo ao layout do armazém deve se considerar ainda duas áreas:
a VARANDA/DOCA – área destinada a conferência (recebimento), não é permitido estocar produto nela;
a ÁREA DE ACOSTAMENTO – área onde o veículo pára (geralmente, o caminhão baú).
Obs.: Fora essas duas áreas, existe ainda a sala de espera, que é o local entre a DOCA e a ÁREA DE ARMAZENAMENTO. Não é recomendável que a entrada e a saída de cargas/mercadorias sejam feitas pelo mesmo lugar.
Técnicas de armazenagem:
1) Tecnologia de economia de escala na movimentação – princípio que se baseia no trabalho com o uso do palete (material de madeira usado para armazenar as mercadorias);
2) Tecnologia da continuidade do