Logistica
1. Qual a função do estoque?
R: As funções dos estoques são dispor de um produto ou serviço para o cliente com os custos do fornecimento o mais acessível possível. A empresa, tendo o conhecimento de seus estoques com precisão, não deixará faltar o produto para a produção, e poderá avaliar a necessidade de investimento para que o sistema específico alcance seus objetivos. As quatro principais funções desempenhadas pelos estoques são: “especialização geográfica, estoques intermediários, equilíbrio entre suprimento e demanda e gerenciando incertezas”.
2. Quais as atividades que podemos tomar dentro da empresa para diminuição dos ES?
R: É ter sempre um tempo de segurança para que aqueles estoques sejam reabastecidos novamente, ou seja, se em tempo curto estiver se aproximando do próximo abastecimento, deixe apenas poucos estoques para vendas, assim tem pelo menos um tempo com materiais para serem reabastecidos novamente.
3. Qual a importância de se possuir indicadores de desempenho relacionados aos estoques? Mencione e descreva pelo menos três indicadores relacionados ao controle de estoque.
R: Manter os estoques no nível adequado não é uma tarefa fácil. Requer coordenação entre compras, vendas, previsão e planejamento da demanda. Estoques muito alto garantem o atendimento da demanda mas incorrem em custos elevados. Estoques baixos garantem baixos custos de manutenção mas corre-se o risco de perder vendas, que representam um custo intangível muito elevado e, nesse caso os indicadores são as formas adequadas para manuseá-los.
Nível médio dos estoques: este indicador avalia quantos dias de venda estão estocados. Em outras palavras, por quantos dias a empresa consegue operar com os estoques atuais. É medido dividindo-se a quantidade de itens em estoque dividida pela demanda média diária. Quanto mais baixo, mais próximo de um sistema lean está sendo utilizado. Valores muito altos para este indicador são normalmente desaconselháveis.
Stock