logistica
Na verdade o termo low cost carrier (LCC) deu origem ao termo low cost. Esses termos, inicialmente, eram usados para definir uma prática gerencial que se desenvolveu inicialmente em algumas cias aéreas nos EUA. Essa prática defendia que para aumentar os lucros, as cias aéreas deveriam reduzir ao máximo seus custos operacionais de forma a maximizar seus ganhos, oferecer menores tarifas e conquistar mercado. Algumas ações eram tomadas como:
Padronização da frota, ou seja, uma frota composta de um único modelo de aeronave, de preferência com baixa idade. Isso geraria uma redução dos custos de manutenção, da compra de peças e gerenciamento do estoque das mesmas, além de padronização no treinamento dos pilotos e mecânicos.
Utilização das aeronaves o maior número de horas possíveis por dia. Aeronave parada não gera receita, só despesa.
Um exemplo de empresa que segue a estratégia LOW COST e a GOL companhia aérea começou a operar com uma frota moderna de aeronaves, oferecia aos passageiros no Brasil uma alternativa de transporte a preço acessível, atrativa em termos de custo-benefício frente às alternativas convencionais de transporte aéreo e rodoviário. Realizando seu primeiro voo no dia 15 de janeiro de 2001, a GOL e a primeira companhia brasileira LOW COST (baixo custo) conquistou em curto período de tempo grande participação no mercado de aviação civil dos pais. Poucos acreditavam no jovem executivo, de apenas 32 anos e sem nenhuma experiência no setor de aviação comercial, quando ele decidiu importar o modelo de linhas aéreas econômicas para o Brasil, que tanto sucesso fazia com exemplo da Southwest, nos Estados Unidos e a Ryanair,na Europa.