logistica
Profundidade.
Estão diretamente ligado pontos específicos como maré, ondas e folga liquida sob as quilhas tolerâncias incertezas de leito e etc..
Larguras dos canais.
E a distância entre as soleiras dos taludes laterais na profundidade dos projetos do canal, considerando sua parametrização de acordo com a boca do maior navio do projeto, estes podem ser subdivido em externo (Aquele exposto ação das ondas) e internos (Aqueles abrigados das ondas).
Em canais de mão dupla, deve-se considerar uma largura adicional entre as faixas de manobras, outra observação è o folga das margens, Tanto nos canais acesso, quanto nas bacias portuárias, é recomendável assistências de rebocadores, A metodologia de cálculos determinista é recomendada pela PIANC (1997).
Bacias de evolução
Devem Estar protegidas de ondas, fortes correntes e ventos, bem como livre de outros cabos submarinos e outras abstrações. A profundidade é calculada da mesma forma que os canais de acesso, sendo a folga sob quilhas de um metro, valor adotado também para berços de atracação para evitar que a embarcação assente no fundo.
Bacias de espera
Refere-se área de manobra onde, se a Embarções estiver fundeada numa única ancora precisa de um raio igual a cindo vezes a profundidade local acrescido do comprimento dos navios mais uma folga para eventual movimentação da ancora, já uma embarcação que esteja fundeada em duas âncoras, ocupará um círculo na ordem de uma vez e meio seu comprimento.
As principais funções das obras de obrigo têm a intenção de criar áreas protegidas de gravidades pelos ventos, (Quebras-mares, molhes guias- correntes) ou correntes (espigões). Suas finalidades podem ser criadas uma bacia portuária, proteção do canal de acesso de portos situados em embocaduras costeiras, defesa do litoral, contra e a erosão provocada pelas ondas.
Ainda