Cultura Africana
1 INTRODUÇÃO
Ao iniciarem a colonização do Novo Mundo os europeus trouxeram os negros para auxiliá-los na colonização do Brasil. A vinda dos negros foi uma migração forçada pela captura e escravidão e possivelmente, foi o maior movimento migratório passivo na história do país. Portugal teve um interesse especial em trazer os negros para trabalharem nas fazendas e engenhos de açúcar, que eram os setores que mais precisavam de braços para o trabalho.
Pode-se dizer que após a vinda dos escravos da África começou a construção da identidade cultural afro-brasileira, ou mais especificamente, o princípio da cultura brasileira.
Os escravos negros tinham uma grande diversidade cultural por causa da sua origem e diversidade de etnias. Os negros vinham de nações agrícolas e eram desembarcados em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
Levando em consideração esses aspectos, o presente trabalho tem o propósito de analisar a cultura africana e suas influências na cultura brasileira através de uma breve revisão bibliográfica. Essa revisão vai permitir observar como ocorreu o intercâmbio cultural entre os escravos africanos e a população branca. 2 CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CULTURA BRASILEIRA Não se sabe com certeza a data exata em que os primeiros negros chegaram ao Brasil. É possível que tenha sido entre 1516 e 1526. Bergmann (1978) cita que possivelmente, foi Martin Afonso de Souza que trouxe os primeiros escravos africanos em 1531. É possível que tenha havido escravos a bordo das embarcações pioneiras de Cabral, já que Portugal praticava o tráfico negreiro desde o século XV. Os escravos eram obtidos por raptos, guerra ou compra. Vainfas (2001) destaca que na época do Brasil colonial, pouco se sabia sobre a origem étnica dos africanos traficados para o Brasil. Porém, ao longo do período passou-se a designá-los a partir da região ou porto de embarque, ou seja, das áreas