logistica
ADMINISTRAÇÃO – TURMA D60
Acadêmicos:
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA DA COCA-COLA
Campo Grande/MS
2014
INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso pretende promover o conhecimento da área de logística na empresa Coca Cola, suas ferramentas e atividades para a concretização de seu processo de forma eficiente e eficaz. O trabalho também tem a função de colocar em paralelo os conhecimentos teóricos adquirido em sala de aula com as práticas da empresa em questão.
LOGÍSTICA DA COCA-COLA
O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e os distribuem aos pontos de venda.
Os Fabricantes têm um contrato através do qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da Empresa. As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos.
O grande negócio da Coca Cola é chegar onde a maioria das empresas não chegam, devido a eficácia de seu canal de distribuição. Existe grande preocupação com o sistema de logística e graças a toda essa importância ao setor, também nas franquia das, que é possível fechar o ciclo de venda e entrega em 24 horas.
Para garantir a entrega neste prazo a Coca Cola usa e abusa de sistemas tecnológicos e de suas ferramentas. Ex.: Um deles é o roteirizador, que é responsável pela determinação da maneira mais propicia e racional