Contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. Caracteriza-se pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil.
A contabilidade gerencial serve para fazer uma conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa e também como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, com o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.
1.1 Funções da contabilidade gerencial
Como sua principal função, a contabilidade gerencial é utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação.
A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, controlando as atividades da empresa e organizando o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
1.2 Usuários da contabilidade gerencial.
Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados.
Usuários externos utilizam as informações fornecidas pelos demonstrativos contábeis mais não fazem parte da empresa. Como exemplos têm os bancos, fornecedores, clientes e principalmente os investidores quando for uma empresa que possua ações na bolsa de valores.