logistica
A atual complexidade dos mercados exige que a eficácia da gestão dos fluxos de produtos ultrapasse os limites de locais para globais e a logística consiste em um tema chave para a prosperidade das empresas. Assim a logística passa a ser vista como uma área estratégica que permite às empresas ampliar as suas relações no mercado internacional. A tendência rumo à economia mundial integrada e a arena competitiva global está forçando as empresas a projetar produtos para um mercado global e racionalizar seus processos produtivos de forma a maximizar os recursos coorporativos.
A empresa globalizada não se distingue só pela sua busca por maiores mercados, mas também pela tendência a fornecer materiais e componentes em uma base mundial. Conseqüentemente o desafio para a empresa global será integrar e administrar as interligações entre fornecedores, fábricas, centros de distribuição e clientes, ou seja, uma perspectiva cada vez mais logística. A logística, tradicionalmente, se desenvolveu dentro de áreas geográficas restritas como parte de uma área funcional, marketing ou produção.
Dentre os serviços logísticos que as empresas operam, este trabalho direciona seu enfoque central em transporte, distribuição e armazenagem. O presente trabalho foi realizado na Bunge
Alimentos Filial 466 – Silo de Santa Maria – Rio Grande do Sul, com o objetivo de desenvolver uma análise das atividades logísticas da empresa, buscando identificar gargalos no processo a fim de proporcionar a implementação de uma oportunidade de melhoria no desenvolvimento dos processos organizacionais.
XII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de novembro de 2005.
Destaca-se a relevância do estudo ao verificar e mapear o processo logístico atual de uma agroindústria exportadora, identificando incongruências e propondo melhorias que beneficiam os entes envolvidos na cadeia de suprimentos, uma vez que tal proposta viabiliza ganhos tanto à Bunge quanto aos seus fornecedores