logistica
Indicadores de Sucesso das Centrais de Compras
17 março 2011 | Categoria: Geral
Indicadores de sucesso
Correlações
Aumento de lucro dos associados
Os resultados otimizados naturalmente propiciam a fidelidade dos associados e o comprometimento com a governança da Central de Compras.
Reconhecimento na mídia (jornais, TVs, revistas, congressos)
O reconhecimento de uma rede ou Central de Compras cria confiabilidade no mercado, atrai clientes e pressupõe desempenho atrativo e vantajoso para os clientes.
Crescimento do número de associados
O aumento do número de associados identifica o bom desempenho da rede, o que, por sua vez, atrai mais clientes e potenciais novos associados.
Aumento da satisfação dos clientes atendidos pelas empresas associadas
Para se alcançar resultados atrativos, a satisfação dos clientes é peça-chave, pois é a partir desta que eles se tornam fieis e espraiam o desempenho da Central de Compras
Maior facilidade de acesso a fornecedores
Sem dúvida, quanto maior o volume de associados, maior o poder de compra e, conseqüentemente, de negociação junto aos fornecedores.
Aumento na variedade de produtos ofertados
Compras conjuntas ou centralizadas permitem a ampliação da variedade de itens à disposição dos clientes, tornando a rede mais atrativa.
Ganho de competitividade frente aos concorrentes que não fazem parte da rede ou CN
Não há termo de comparação entre organizações atuando isoladas e aquelas que compõem uma rede interorganizacional. O conjunto produz naturalmente um ganho de competitividade.
Maior facilidade de acesso a linhas de crédito
As instituições financeiras almejam, sempre, o lucro maximizado, o que torna atrativa a conquista de “redes de clientes”, em relação às operações isoladas com estes.
Melhores condições de negociação com os fornecedores
O poder de negociação surge novamente neste item, já que o conjunto, através de sua governança, possui força adicional e multiplicada quando da negociação