Logistica
A função entre estas e mas conhecida é o transporte que representam o maior percentual dos custos logísticos de uma organização/empresa e ao qual consideramos hoje como matriz brasileira o modal rodoviário mas utilizado para longas e pequenas distâncias, fazendo com que seus custos se tornem bastante elevados influenciando no custo final do produto e também na competitividade da empresa.
Assim os custos podem ser classificados em custos fixos e variáveis:
Custos fixos – são as despesas administrativas necessárias para o desempenho das funções da empresa como: aluguel, salários, manutenção, alimentação entre outros.
Custos Variáveis – representa os gastos diretos com a mercadoria, como a fabricação como: comissão sobre venda, impostos, combustível, pneus, entre outros.
Caso este transporte seja terceirizado podemos identificar que este será pago como frete gerando mais um custos.
Identificamos também que um fator de grande importância e que também gera custos para a empresa são os estoques, sua reposição e manutenção constante exige um percentual de valor a considerar; o transporte rápido ou lento; como manter o nível de estoque baixo ou alto etc.
Assim podemos identificar que a logística e também uma analise de tudo que envolve custo dentro de uma organização pois ela é principal responsável em administrar o melhor padrão a reduzir os valores empregados na mercadoria final e ao menor tempo possível de maneira a se tornar competitiva e desempenhar o melhor serviço aplicado dentre as demais