logistica
Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc).
Os primeiro modens analógicos eram externos. Conectados através das interfaces paralelas, onde a velocidade de transmissão era de 300 bps (bits por segundo) e operavam em dois sinais diferentes, um tom alto que representava bit 1, enquanto o tom baixo representava o bit 0 (zero).
Tipos de periféricos Atuais:
• Teclado: periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas, inclusive com combinações.
• Mouse: periférico que permite o usuário posicionar uma seta (apontador) através da interface gráfica dos aplicativos. O mouse possui 2 botões padrões, o esquerdo e o direito. o Botão esquerdo tem a função de selecionar com um clique e executar com 2 cliques. o Botão direito tem a função auxiliar e na maioria dos aplicativos aciona um menu contextual de atalhos e comandos. o Há diversos tipos de modelos, como touchpad, trackball e óptico. Tipos de mouse – clique para ampliar
• Webcam: Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.
• Scanner: Periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos