Logistica
Nos dias de hoje muito se fala sobre manter um estilo de vida , que consiga ao mesmo tempo ser um estilo de vida sustentável e saudável, mas na verdade uma coisa puxa a outra..Ou seja, no momento em que o individuo opta por ter uma vida sustentável, ele beneficia o meio ambiente e ainda gera benefícios a sua saúde, principalmente quando esse consumo consciente esta relacionado aos alimentos escolhidos para compor as refeições diárias.
Segundo o (IBGE), o número de brasileiros obesos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2004, dois em cada quatro brasileiros estava acima do peso, hoje a proporção é de um em cada dois, ou seja ,metade da população sofre de obesidade.
O consumo consciente pode ajudar no combate a obesidade, tendo em vista que ao decidir ter uma alimentação saudável e sustentável, estará estimulando a perda de peso.
Optar por um consumo consciente significa programar as compras, para evitar o desperdício, escolher alimentos naturais e produzidos localmente, identificar a composição dos alimentos para ver se eles são certificados e sustentáveis.Dar preferência para refeições caseiras que possam ser mais balanceadas e sobre as quais os consumidores possam saber da procedência dos ingredientes,se eles tem produção local, sabendo que assim estará estimulando a economia regional e ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo transporte.
Ter uma alimentação saudável ,melhora a sobrevida e qualidade de vida, além de ser totalmente sustentável, para obter isso é preciso se alimentar de uma forma sustentável, o que não implica em eliminar as gorduras e o açúcar das refeições, e sim ingerir diferentes alimentos e em pequenas quantidades, controlando e reduzindo, para compor uma alimentação sustentável.
Além disso, prefira aqueles itens cultivados na sua região, especialmente a produção familiar e associada , pois isso reduz o custo de transporte e o desperdício. Se possível, evite as