logistica
Resumo: o brainstorm ou tempestade de ideias é uma ferramenta essencial para facilitar o fortalecimento de um grupo. Este assunto fala sobre algumas das razões de trás das regras e da organização de uma sessão brainstorm. Também explica como se relaciona com o propósito geral do fortalecimento ou desenvolvimento da capacidade de comunidades carentes.
1. Introdução:
A técnica de brainstorm é uma dinâmica em grupo, desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um individuo ou grupo, colocando serviços de objetivos pré-determinados.
2. Brainstorm
A técnica de brainstorm é um resumo voltado aos participantes que estão aprendendo como se orientar nas sessões. Algumas das regras básicas contribuem para objetivos específicos da sessão e do desenvolvimento de capacidade em geral.
Os elementos da tempestade de ideias são
Decisão participativa do grupo;
Função do moderador;
Regras básicas contra “criticas” e “comentários”;
Uso de um quadro ou papel na parede;
Conteúdo e ordem dos tópicos;
Processo de “priorização”;
Chamada para organização e ação.
Com todas as ferramentas, os usuários devem entendê-la e utilizar-la forma adequada se não quiserem que a mesma provoque mais estragos do que benefícios.
Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorm é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.
A técnica de brainstorm tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos – obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Publicidade – desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
Resolução de problemas – consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos – encontrar formas de melhorar os processos