Logistica
Podemos definir gerenciamento de redes como o monitoramento. Teste, configuração e diagnostico de componentes de rede para atender a um conjunto de exigências definido por uma organização.
Entre essas exigências, temos a operação estável e eficiente da rede que fornecem a qualidade predefinida de serviços a seus usuários. Para cumprir essa tarefa, um sistema de gerenciamento de redes utiliza hardware, software e pessoas.
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE REDES
Podemos dizer que as funções realizadas por um sistema de gerenciamento de redes podem ser divididas em cinco categorias:
Gerenciamento de Configuração ( Configuration Management)
Gerenciamento de Falhas(Fault Management)
Gerenciamento de Desempenho(Performance Management)
Gerenciamento de Segurança(Security Management)
Gerenciamento de Contabilização(Accounting Management)
Figura 1: Funções de um sistema de gerenciamento de redes
GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO
Uma rede de grande porte é constituída, normalmente, por centenas de equipamentos e entidades que são ligados entre si de forma física e logica. Essas entidades apresentam uma configuração inicial quando a rede é ativada, mas essa configuração pode mudar com o tempo. Computadores desktop podem ser substituídos por outros, um software aplicativo pode ser atualizado para uma versão mais nova, assim como usuários podem migrar de um grupo para outro. Um sistema de gerenciamento de configuração precisa saber, a todo instante, o estado de cada entidade e sua relação com outras entidades. O gerenciamento de configuração pode ser dividido em dois subsistemas:
Reconfiguração
Documentação
Reconfiguração
Reconfiguração, que significa ajustar os componentes e as características da rede, pode ser algo que ocorre diariamente em um rede grande. Existem três tipos de reconfiguração:
Reconfiguração de hardware;
Reconfiguração de software;
Reconfiguração de contas de