logistica
1) A empresa desenvolve projeto para melhorar os indicadores de qualidade e produtividade em relação ao transporte urbano de passageiros?
R: Sim a Tenaris tem feito significativos investimentos, visando otimizar tempo e trabalho. Hoje todo estoque de PAC – (Produto Acabado - Tubos), são feitos no sistema de pacotão, ou seja os novos equipamentos por ela adquiridos, também são de maior capacidade de carga, permitindo a movimentação e o carregamento destes pacotes que são da ordem de 25t. Esta carga unitizada, em uma só pega é colocada sobre a carreta o que gera um ganho substancial em operações de carregamentos. Com esta redução nos movimentos, ganhamos tempo e asseguramos a qualidade dos nossos produtos. Mais recentemente implementamos um programa para melhor controle e gestão de estoque, agilizando consultas, alocação de tubos, recebimento de terceiros, e inventários.
2) A empresa elaborou alguma técnica de construção de ciclos de viagens? Foi planejado ciclos de alocação de viagem para a frota transportar passageiros?
R: No caso da Tenaris, para cada projeto, é elaborado um rotograma que é previamente feito pelo departamento logístico, neste processo é levado em conta, segurança, condições das estradas, tempo, pontos de paradas para refeição, pontos de inspeção e reaperto da amarração da carga, parada para descanso etc. Todo trajeto sempre objetivando rodovias afastadas das comunidades, evitando ao máximo trânsito dentro das comunidades.
3) A utilização de técnicas modernas de carga e descarga no transporte aquaviário resultou em melhorias nos serviços e diminuição de custos?
R: Sim nosso moderno sistema de carregamento de pacotes unitizados, conforme abordado na pergunta nº 1, nos possibilita redução de movimento de maquinas, com economia de combustível, manutenção etc. Ganhamos em tempo de carregamento, com redução de 25min para 5min, também uma operação que em tempos passados demandava uma