Variáveis Ambientais
Autor: Juracy Parente
Equipe acadêmica:
Antônio Humberto
Deive Andrade
Joelson Belmiro
Rogerio Santana
O processo de adoção da metodologia de planejamento estratégico nas empresas brasileiras tem-se mostrado gradativo, porém contínuo.
Executivos e empresários têm reconhecido que esta parece ser a melhor alternativa para uma organização que procura garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, através de maior interação com o ambiente no qual opera.
Esta abordagem reconhece ser da maior importância o conhecimento da realidade ambiental para a formulação de um plano estratégico e eficaz. A realização de uma análise ambiental é o único caminho para que tal conhecimento seja alcançado.
Algumas Variáveis
• Demográficas
• Composição Domiciliar
• Aspectos Econômicos
• Aspectos Sociais
• Aspectos Psicológicos
• Aspectos Culturais no contexto de nosso país.
Como estabelecer o grau de relevância das variáveis de cada segmento ambiental?
O grau de relevância é estabelecido através das características de cada organização (tamanho, autonomia, âmbito de atuação, grau de participação etc.)
Exemplo:
Para
uma empresa multinacional atuante em vários países, é de
suma importância a visualização detalhada dos cenários políticos, econômicos, culturais e sociais de cada país onde atua ou pretende atuar. Igualmente importantes seriam as variáveis relacionadas às estruturas competitivas de distribuição, ,de fornecimento, de financiamento etc. Nota-se que merecem similar atenção, as variáveis de todos os segmentos ambientais (macroambiente, ambiente operacional e ambiente interno).
Se considerarmos agora uma empresa nacional de pequeno porte, atuando em uma única região do país, o quadro de relevância das variáveis fica completamente alterado.
Os
cenários
político,
econômico, social etc. passam a ser pano-de-fundo para uma análise das variáveis pertinentes a