logistica
Poka-Yoke uma das ferramentas mais antigas e utilizadas no mundo da Qualidade, diretamente ligado a indústrias, esta ferramentas auxilia no uso adequado de um equipamento e também na produção correta de um produto.
Sua aplicação tem como objetivo evitar a ocorrência de defeitos que possam ocorrer durante o processo de manufatura, seu desenvolvedor Shigeo Shingo idealizou está técnica inicialmente, mas devido ao seu sucesso o mesmo passou por inúmeras modificações e claro adaptações, o Poka-Yoke faz parte do Sistema Toyota de Produção.
ORIGEM
O principal resultado desta técnica é ao ter sua aplicação, por exemplo, em um equipamento de produção, a inspeção passa a ser 100% do total produzido, garantindo assim a Qualidade final do produto.
Resumindo o Poka-Yoke é um termo japonês onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto.
FUNÇÃO
Métodos para aplicação do Poka-Yoke
Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base às características do produto.
Método de conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.
Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.
EFEITOS
Os efeitos do método em reduzir os defeitos vão depender do tipo de inspeção que será realizado:
Inspeção de critério: é usada principalmente para descobrir erros e separa-los.
Inspeção informativa: para obter dados e tomar a decisões corretas.
Inspeção de fonte: este tipo de inspeção esta baseada em descobrir os erros e condições que aumentam os defeitos (centra em prevenir que os erros torna-se defeito)
O que podemos identificar na aplicação do Poka-Yoke é que temos uma ferramenta potencial para o atendimento aos procedimentos de uma determinada linha de produção,