logistica
Introdução à logística
O termo “logística” é comumente aplicado ao transporte e armazenamento de mercadorias. Contudo, seu significado é muito mais amplo e pode ser resumido na definição do Dicionário Houaiss (2004, p.
1778): “administração e organização dos pormenores de qualquer organização”. A explicação a seguir demonstra a amplitude do termo:
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e o armazenamento de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informação correlatos) por meio da organização e dos seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras com o atendimento dos pedidos a baixo custo.
(GOMES; RIBEIRO, 2004, p. 1)
É a partir da necessidade do cliente que a logística começa: sem essa necessidade, não há produção nem entrega. Entre a necessidade do cliente e a entrega do produto final, há todo um percurso logístico, que compreende o relacionamento com o fornecedor, a entrada de suprimentos, a administração da produção, as decisões do marketing e a distribuição, que compreende todo o processo de embalagem, armazenamento e transporte até chegar ao consumidor final.
Com o aperfeiçoamento da tecnologia e dos estudos na área de gestão, cada vez mais a logística se integra à estratégia global dos negócios, deixando de ser vista apenas no plano operacional. A relação crítica entre logística e desempenho da organização aumenta dia após dia, e não é por acaso que cada vez mais as empresas percebem que precisam inovar em seus processos (seja de produção, transporte, armazenagem ou distribuição) para evitar prejuízos e aumentar seus lucros. 9
A logística deve ser vista como uma estratégia de negócios, pois coloca um bom produto no lugar certo, na hora certa e com um preço competitivo.
Yellow Dog Productions/Getty Images
A empresa Tramontina, por exemplo, a maior fabricante nacional de utensílios domésticos, há alguns anos